Fortaleza e a Era do Cinema

Fortaleza e a Era do Cinema
Acesse também o site do pesquisador. www.memoriadocinema.com.br

sábado, 15 de outubro de 2011

Opiniões sobre os livros: "MEMÓRIA DO CINEMA: OS AMBULANTES NO BRASIL (Cinema Itinerante, 1895-1914) e A TELA PRATEADA - Cinema em Fortaleza 1897-1959

Opinião de ALICE GONZAGA - Diretora da Cinédia

"Adorei os textos, as informações, o mergulho nesse passado fascinante.
Fiquei particularmente tocada pelos Ambulantes no Brasil.
É uma pesquisa detalhista, primorosa, fantástica como ninguém ainda realizou até hoje.
Muito instrutiva e reveladora.....
São pesquisadores sérios como o senhor, que fazem valer todo o nosso empenho e dedicação pela história do nosso Cinema Brasileiro.
Que venham outros livros com o mesmo valor cultural dessas publicações.Parabéns!"





Opinião de NONATO ALBUQUERQUE - Jornalista - Comunicador - Rádio e TV - Blog Gente de Mídia
http://gentedemidia.blogspot.com/2011/09/livros-historia-do-cinema-em-fortaleza.html
GENTE DE MÍDIA
DOMINGO, 18 DE SETEMBRO DE 2011 LIVROS. A história do Cinema em Fortaleza

Se há uma leitura sobre sétima arte envolvente, essa é a do livro "A Tela Prateada", do professor Ary Bezerra Leite. Lançado, este ano, pela Secretaria de Cultura, dá sequência a obra anterior do autor "Fortaleza e a Era do Cinema", bem mais detalhado, com uma pesquisa que chega a nos surpreender pela riqueza de informações.

Ao longo do livro, há citações curiosas que revelam os primórdios do Cinema em nossa capital, abrangendo um período de 1897 a 1959, sem esquecer as primeiras sessões (1895/1897), os primeiros exibidores, os filmes pioneiros da Edison, Pathé, Lumiére e Gaumont, os exibidores ambulantes, os primeiros cinemas fixos, os jornais da tela em 1910, o primeiro incêndio a uma sala, a chegada dos animados, o uso da cor, a primeira sessão de cinema falado em 1930, passando pelo comportamento do público e as reclamações que se faziam pelos jornais O Povo, República, Correio do Ceará.

O pesquisador desce a minúcias extraordinárias sobre os cinemas de bairros, a fase do Polytheama, a chegada do Clube de Cinema de Fortaleza, em 1948; exibidoras como Christo Rei, Cine Rex, Santos Dumont, Nazaréa era da Cinemar inaugurando salas como Jangada, Atapu, Araçanga, Samburá, Toaçu, Pinambaba, Bolina, Carlinga e outros que eu nem sabia terem existido.

Leitura obrigatória de quem gosta de Sétima Arte e pelos que se dedicam a saborear as memórias de uma cidade que já teve mais de duas dezenas de salas de exibição. Obra formidável.


Título: A tela prateada – Cinema em Fortaleza 1897-1959 - do Cinematógrafo aos anos 50 Coleção: Coleção Nossa Cultura – Série Memória Autor: Ary Bezerra Leite Editora: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará Ano da Edição: 2011
POSTADO POR NONATO ALBUQUERQUE ÀS 16:20:00 MARCADORES: ARY BEZERRA LEITE, CINEMA, FILMES, LIVROS, MEMÓRIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário