Fortaleza e a Era do Cinema

Fortaleza e a Era do Cinema
Acesse também o site do pesquisador. www.memoriadocinema.com.br

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os amigos Barbara e Helmut Pflügl.











Ao iniciar as pesquisas sobre o cinema austríaco fiz uma carta ao Österreichisches Filmarchiv, em Viena. Qual não foi minha surpresa quando recebi uma gentil resposta assinada por Helmut Pflügl que gentilmente oferecia apoio e revelava a sua grande paixão pelo futebol brasileiro. A partir daí começou um franco intercâmbio e uma sincera amizade. Nosso primeiro encontro ocorreu em 1991, em viagem que fiz com minha esposa Thelma e a filha Cristina – agora residindo em Albuquerque (New Mexico) e que nos dá notícias pelo seu blog – Coluna da Milk.
Esse encontro ganhou um significado pessoal porque iríamos conhecer Helmut e sua amável esposa Barbara, bem como a gatinha da família que tem o honroso nome de – Zico. E mais ainda, porque a convite do casal Barbara e Helmut Pflügl iríamos assistir na noite de 4 de junho de 1991, na sede central do Österreichisches Filmarchiv, em Viena, uma exibição festiva do filme “Die Ahnfrau” (1919), de Louise Kolm e Jakob Fleick, com Liane Haid e Max Neufeld, cuja última cópia, descoberta em São Paulo, após restaurada, era levada a reduzido público, numa primeira sessão em que constava palestra do dr.Walter Fritz, e alguns documentários de 1917 e 1918. A ilustração musical pelo pianista Prof. Björn Maseng foi para nós a descoberta de quanto era importante o papel dos criativos músicos de cinema na fase fascinante da cena muda, contribuindo para despertar a emoção do público na sala escura dos primitivos salões de exibição.

Outras vezes estivemos em Viena, realizando pesquisas nos arquivos austríacos do cinema, sempre com o apoio de Helmut e Barbara, que nos oferecia a oportunidade de bons momentos de convívio. Sua gentileza extrema é sempre lembrada quando, em 1993, transitei por Viena, com minha filha Thais e as netas Tatiana e Natália, rumo a Belgrado, então sob as limitações do embargo internacional, hiperinflação e os sofrimentos da guerra na Bosnia. Helmut estava lá na gare de Viena, mesmo fora de hora, levou-nos ao seu apartamento e apoiou-nos no embarque para Budapest, nossa próxima escala.
Sou extremamente grato ao casal Barbara e Helmut Pflügl, que aparecem nas fotos, ela em frente ao Bioskop dos arquivos austríacos e ele mostrando-me um vídeo de futebol, sua paixão. Na outra ilustração: “Fussball im Film”, um dos textos do amigo austríaco, exemplar profissional cuja vida é dedicada à memória do cinema e singularmente apaixonado pelo nosso futebol. Nosso abraço à distância aos Pflügl. Até próximo reencontro.


2 comentários:

  1. Gostei da propaganda do meu blog!!!! :)
    E por onde andam os Pflugl?

    ResponderExcluir
  2. As últimas notícias que tive de Barbara e Helmut Pflügl vieram acompanhadas de algumas publicações e fotos das novas instalações do Österreichisches Filmarchiv , incluindo uma foto da gatinha “Zico” (que será postada a seguir). Helmut escreveu no verso: “Zico in Flamengo dress”...

    ResponderExcluir